Ecocardiograma com Estresse Farmalógico

Ecocardiograma Fetal
27 de julho de 2017
Ecocardiograma adulto e infantil
27 de julho de 2017

Ecocardiograma com Estresse Farmalógico

É uma modalidade especial do exame de eco cardiograma. O Eco Stress possibilita o estudo do desempenho da função do músculo cardíaco sob stress, mostrando a existência de obstrução das artérias coronárias.

1. Repouso: São feitas imagens do coração do paciente em repouso através de ultra-som. Estas imagens são armazenadas digitalmente.
2. Stress – Fase do estímulo
O coração é estimulado com o uso de dois medicamentos (a dobutamina e a atropina) para que a freqüência do batimento seja aumentada. É usada inicialmente uma dose muito pequena do medicamento (durante a qual o paciente nada sente) e a cada três minutos, aumenta-se um pouco a sua dose.

O paciente percebe que gradativamente o coração começa a bater mais rapidamente. Quando se atinge a freqüência esperada, interrompe-se a infusão do medicamento e em poucos minutos o coração volta a bater na mesma freqüência do repouso.

As imagens são gravadas a todo o momento para serem posteriormente comparadas com o repouso.

As doses dos medicamentos e a freqüência a ser atingida durante o exame são individualizadas para cada paciente (baseados em sua idade e peso corporal). Os medicamentos utilizados causam nenhum ou muito pouco desconforto, sendo muito bem tolerado pelos pacientes e são altamente seguros.

Recomendações ao paciente:
• Informar os medicamentos de uso contínuo na hora da marcação do exame;
• Fazer exame oftalmológico, medir a pressão do olho e saber se pode usar atropina;
• Suspender seis dias antes do exame ou substituir os medicamentos: Propranolol, Metoprolol, Atenol, Cardizem, balcor ou qualquer outro medicamento que contenha beta bloqueador que impede o efeito da Atropina e Dobutamina;
• (observação: falar com seu cardiologista para suspender ou substituir por outros medicamentos que não contenham betabloqueador, o paciente não pode de maneira nenhuma, suspender medicação sem autorização do seu cardiologista).

O atendimento para esse exame é por hora marcada, nos três turnos ( manhã, tarde, noite),maiores informações entrar em contato com nossa central de atendimento.